O DRAGÃO QUE HABITA EM NÓS…


LANÇAMENTO: ocorreu em  12 de novembro de 2010

Museu da República, Catete, Rio de Janeiro

COMPRE PELO SITE: www.metanoiaeditora.com

Compras acima de 50 reais: Envio Gratis !

DISPONÍVEL TAMBÉM NA LIVRARIA CULTURA: S.PAULO – RECIFE – SALVADOR – PORTO ALEGRE

CATÁLOGO/COMPRAS http://www.livrariacultura.com.br/

O DRAGÃO QUE HABITA EM NÓS

( Conversas sobre religião e vida de fé)
( Derval Dasilio )

O cristianismo ocidental traz  a marca da pretensão de gerenciar o mundo em lugar de Deus. Na mundialização do capitalismo econômico, nas “globalizações” que se impõem, e na monocultura consumista que se impõe ao planeta, sofre-se, hoje em dia, a substituição do próprio Deus. Melhor, os favores de Deus são vendidos nos templos transformados em mercados. E não só no Brasil. Roger Garaudy, marxista convertido ao cristianismo, faz a pergunta: “Dentro do cristianismo, o homem ainda precisa de Deus?”  Neste livro de Derval Dasílio somos alertados no sentido de observar a linguagem da religião para distingui-la da linguagem da fé.  Perceberemos como as bases da fé cristã  são corroídas, devoradas por um cupim ideológico embutido na religiosidade fundamentalista contemporânea.

ISBN: 978-85-63439-04-8
160 páginas.
16x23cm – Brochura.

DISPONÍVEL NA LIVRARIA CULTURA – S.PAULO – RECIFE – SALVADOR – PORTO ALEGRE

http://www.livrariacultura.com.br/

Sobre Derval Dasilio

professor teólogo filósofo
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

4 respostas a O DRAGÃO QUE HABITA EM NÓS…

  1. Derval Dasilio diz:
  2. Derval Dasilio diz:

    Retrato da Juventude. Lamentei muito não ter tomado conhecimento dessa pesquisa, antes de concluir o preparo do (meu) livro O DRAGÃO QUE HABITA EM NÓS – Conversas sobre religião e vida de fé(será lançado no dia 12 de novembro no Museu da República, Catete, Rio).Há pontos dessa pesquisa formidável(radiografia, tomografia, espectografia…tudo) que não vimos em nenhum outro lugar, e eu perdi a chance:dediquei meu livro aos jovens conscientes do valor da fé cristã,como a Ultimato.Divulgo-a com pesquisadores interessados na sociologia da juventude cristã (estou vendo o fenômeno na Igreja Católica… pouca diferenças, em vários aspectos. Com um detalhe: jovens carismáticos entram com tudo nos retiros espirituais, círculos de oração e estudo da Bíblia!). Assustador, mesmo,é a materialização pragmática,propositista, da religião instrumental para alguém subir na vida! Retratos da Juventude Brasileira, Editora Perseu Abramo, é outro exemplo de um bom trabalho… mas o da Revista Ultimato, pelo enfoque, agrada muito mais! Uma pastoral sobre jovens e juventude! Assunto para um livro inteiro, além do que escrevi. Se não comprar o livro, compre a Revista… mas gostaria de ter você como leitor do meu trabalho e comentá-lo aqui (ou lá – ficarei contente do mesmo jeito). Certo? O link é http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/326/um-retrato-da-juventude-evangelica-crencas-valores-atitudes-e-sonhos
    está no artigo abaixo: Voto Evangélico…

    1 – Reações à pesquisa da Ultimato: Excelente!!! Há mais coisas a serem consideradas na mesma, aliás, muitas. Os números são reveladores(?): 1.960 jovens foram pesquisados (por quase 1 ano); 45 lembraram-se de Jesus (2,23%)! Basta? Não basta. Noutro momento a pesquisa mostra um índice altíssimo de interesse dos jovens pela religião(95%) e pela igreja/edifício/lugar de reunião social (91%). Conclusões “precipitadas”: Jesus não é o centro da fé evangélica nem do interesse pela igreja; a religião é muito melhor — para eles, mesmo oferecendo tudo que Jesus condenou, conforme evangelhos, em conflito com a mesma. Logo, fica evidenciado o sucesso da pregação que recebemos em 150 anos de protestantismo na direção da religião conversionista. Igreja/lugar de encontro é tudo que se espera da instituição cristã apostólica (aleluias às pastorais que “chamam” o jovem para a vida comunitária através da diversão, do gospel, da cultura rock; não se importando com o discipulado na fé apostólica, se permanecerão na Igreja anunciada no Evangelho cessado o impulso gregário sem responsabilidades com a vida de fé.

    2 – Retrato da Juventude:
    Poderemos concluir: a religião e a igreja são o endereço e o teatro; são atores no palco a juventude, e JESUS MERO COADJUVANTE? Trememos só de pensar na resposta, aliás já respondida no conjunto da pesquisa pelo jovem Reinaldo Percinoto Jr., sobre o principal interesse,que é dar-se bem na vida sem compromisso com Cristo e a justiça de Deus,e ponto final: “Vergonha para uma geração pela satisfação pessoal e permissividade(…)”, depois de discorrer sobre todos os fatos marcantes do “ensinamento para a vida religiosa” em contrário à vida de fé, e avesso ao compromisso e esperança da redenção do mundo através do anúncio do reinado de Deus (buscar primeiro a justiça do Reino, as demais coisas depois…). A pesquisa não foi feita na IURD ou na IIGD (Universal/Internacional da Graça), e sim com jovens presbiterianos e outros evangélicos, no total. Pode deduzir-se, por fim: eles aprenderam muito bem a lição! Qual foi a escola e quem ensinou tudo isso aos jovens? Decifra-me ou devoro-te.

  3. Pingback: CALENDÁRIO DO ANO A – 2011 « Derval Dasilio – Revista de LITURGIA&CULTO CRISTÃO

  4. LIVRO IMPRESCINDÍVEL
    PROTESTANTISMO ECUMÊNICO
    No Orkut:
    Zózimo:
    p/Derval

    A autora de “Protestantismo Ecumênico e Realidade Brasileira” é coordenadora do Centro de Pesquisas da Religião (CPR) da Universidade Estadual de Feira de Santana, e coordena também o Mestrado em História da mesma universidade. É a grande especialista em protestantismo na Bahia, e pra mim uma das melhores historiadoras da área no Brasil. Foi minha orientadora na graduação e no mestrado. Recentemente, num seminário do CPR o livro dela foi lançado junto com o relançamento do livro “inquisição sem fogueiras” do João Dias, que participou do evento e contou sua trajetória.

    Para adquirir o livro ligue para a LDM (livraria multicampi) de Salvador-BA:
    71 2101-8007
    71 2101-8000

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s