ANO NOVO: EM 2010 A GRANDE NOVIDADE SERÁ JESUS CRISTO


Data da impressão: 07 de janeiro de 2010

Reprodução permitida. Mencione a fonte.
www.ultimato.com.br

OPINIãO

ANO NOVO: EM 2010 A GRANDE NOVIDADE SERÁ JESUS CRISTO

(Salmo 103 e o Yon Kipur: entoando o Kol Nidrei)

No Kol Nidrei, entoado no Dia do Perdão, da tradição israelita, o ritual cheio de magia pode neutralizar “demônios” e “maus espíritos”; todas as promessas feitas nesse dia deverão ser cumpridas, confessar e perdoar-nos uns aos outros, inclusive, porque está implícito, nesse dia, que Deus já nos perdoou!

Gerações do povo bíblico conhecem o poder da palavra capaz de gerar o novo (davar), quando o próprio homem se oferece como garantia. “Nos primeiros instantes do Dia do Perdão, ao iniciar nossa ‘limpeza espiritual’, somos lembrados que uma promessa, a palavra, é arma poderosa. Se bem usada pode reconfortar, construir; mas usada de forma inadequada ou leviana pode destruir” (N. Schaman).

Para fazer um balanço de 2009, lembramos um mito da antiga cultura mediterrânea. De tempos em tempos, a águia se renova totalmente (como a fênix egípcia que nasce das cinzas). Ela voa cada vez mais alto até chegar perto do sol.  Então as penas se incendeiam e ela toda começa a arder, vira uma tocha no espaço. Quando chega a este ponto, ela se precipita do céu, qual flecha incandescente, nas águas frias do lago. Perdendo as penas queimadas, na experiência de fogo e de água, a velha águia rejuvenesce. Volta a ter penas novas, garras afiadas, olhos penetrantes e vigor da juventude.

Seguramente, este mito constitui o substrato do salmo: “O Senhor perdoa todas as tuas culpas, Ele cura, sana, as tuas doenças; faz com que a juventude se renove como uma águia”. Fogo e água são opostos. Mas, quando unidos, são poderosos símbolos de transformação. A água irriga a terra matricial e generosa; é símbolo do ventre fecundo da mulher; lembra também dimensões criadoras,  no homem e na mulher.


O fogo simboliza o céu, a consciência e as dimensões fortes de resistência, coragem, ousadia. Embora masculinas, estas dimensões estão no homem e na mulher. O fogo, no entanto, nos faz imaginar fornalhas que queimam e acrisolam, eliminam tudo o que não é essencial. O fogo do inferno, na Idade Média, foi mais além, apontava a perdição, a danação, em razão de grandes erros humanos. Aqui, o sobrenatural fascina e nega a verdadeira natureza humana.

Passar pelo fogo e pela água significa integrar em si os opostos e crescer como pessoas, fortalecendo a identidade pessoal. Assim os sábios da Bíblia classificam esses elementos transformadores.

O velho, o que é? São os antigos hábitos, as velhas atitudes, torcer o nariz, virar o rosto diante das desgraças humanas; negar compaixão, solidariedade, misericórdia, omissão no cuidado com o próximo e o distante; desinteresse pelo bem comum, indiferença quanto ao lixo cultural que nos impõem aceitação passiva das pesadas armaduras ideológicas narcisistas, egoístas, no modo de vida individualista e consumista de inutilidades. Distanciamento das últimas fronteiras do ser com dignidade, onde se preservam os melhores valores das gerações ancestrais, sobre direitos do homem e da mulher.

Rejuvenescer como águia significa também desprender-nos de ideias que um dia foram boas, luminosas, mas que lentamente se tornaram ultrapassadas e incapazes de inspirar o caminho da vida; de motivar as novas gerações para viverem o sermão de Jesus (Mateus: cps 5-7). Permanecer velhos é dizer que idéias fossilizadas têm o mesmo valor que idéias renovadoras e revitalizantes. Rejuvenescer como águia significa ter coragem para aceitar o novo, recomeçar e estar sempre aberto a escutar, aprender com a Palavra que sempre gera o novo. É isso que nos propomos a cada novo ano?

Que o ano que se inaugura, nos ensine a não temer a Palavra, o fogo que queima a penugem inútil para dar lugar à nova plumagem, novas garras, disposição para o confronto valente, indignado, com os inimigos do Reino (cf. resultados da Cop-15). Sem temor de mergulhar na fogueira a velha mulher e o velho homem que há em nós; fazer compromissos com Deus.

O salmo completa: “os que confiam no Senhor voarão como águias, subirão até as alturas”. É hora de assumir compromissos com Deus e aceitar os  riscos, voar, galgar espaços altos, atravessar e transpor montanhas, rumar na direção dos horizontes não conquistados, utopias libertárias do Reino sonhadas no Cristo de Deus: Jesus será a grande novidade em 2010. Se permitirmos.

Derval Dasilio

Sobre Derval Dasilio

professor teólogo filósofo
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

5 respostas a ANO NOVO: EM 2010 A GRANDE NOVIDADE SERÁ JESUS CRISTO

  1. Léia diz:

    Alô caro Professor,

    Hoje, penúltimo dia do ano, encontrei esse
    maravilhoso tesouro, um texto falando de
    renovação.
    Sabemos que para a maioria das pessoas
    é muito mais fácil fazer promessas de ano
    novo, que nunca serão cumpridas, queimar
    fogos, fazer estardalhaço…
    Porém, renovar é algo para poucos, pois
    exige coragem, tomada de posição, como a
    águia, que tem coragem para mudar, mesmo
    enfrentando dores terríveis, pois diz-se
    que ela arranca as penas com o próprio bico,
    depois arranca o próprio bico dando pancadas
    numa pedra, depois, aguarda no alto de uma
    montanha até que suas penas, bico e garras
    cresçam novamente.

    Um grande abraço e um ano pleno de
    bençãos do Pai.

    Léia.

  2. Igor diz:

    A novidade nos confronta como nos tempos de Jesus.
    É interessante notar: os que se consideravam mais santos, religiosos e zelosos foram os que mais tiveram dificuldades em entender e aceitar a novidade de Deus em Cristo. Percebo que o erro cometido por eles em recusar a constante vivência da novidade em Cristo nos rodeia o tempo todo.
    Que em 2010 possamos acolher corajosamente o Cristo que refaz todas as coisas o tempo todo.

    Em tempo, convido a todos que estão no orkut para conhecerem a Comunidade que criei para o Rev. Derval.
    Abraços!

  3. Derval Dasilio diz:

    Ultimato Online: Opinião do leitor — deixe seu comentário

    Eduardo | N – RN #1
    Só faltou a palavra marketing ao título!
    Postado em 07/01/2010 às 09:53:09

    Ely Cardoso Lemos | Campina Grande – PB #2
    Esse artigo de Derval foi bem oportuno, pelo menos para mim. Foi oportuno para mim porque fiz uma decisão radical na minha vida: ler somente a Bíblia. Desde 2003, quando li meus primeiros livro evangélico (Eleitos de Deus – Sproul foi um deles), sempre me cobrei com uma meta de ler e 8 a 10 livros por ano. Mas esse ano vai ser diferente. EStou indo direto à Fonte. E isso em me trazido muitas bênçãos, pois até minha fé reformada está sendo questionada. Acho que não sou mais calvinista. Prefiro ficar com Isaías e Paulo: “Todo o que invocar o nome do Senhor será salvo”.
    Postado em 07/01/2010 às 10:15:17

    Ely Cardoso Lemos | Campina Grande – PB #3
    Continuando… Que 2010 seja o ano em que o Verbo de Deus, a Palavra, Jesus Cristo seja a grande novidade para todos nós que sinceramente O buscamos.
    Postado em 07/01/2010 às 10:24:05

  4. José Roberto diz:

    Prezado Pr. Dasilio,

    Vi o livro na versão eletrônica e gostaria de comprar um exemplar de editora da “Inquisição sem fogueiras”, publicado pelo ISER, de autoria do Rev. José Dias de Araujo.

    Estou elaborando artigo de mestrado sobre o fechamento do Seminário de Vitória durante a repressão militar e esta obra será extremamente preciosa em minha pesquisa.

    O Luis Cláudio me indicou seu blog.

    Desde já agradeço a atenção dispensada.
    Att

    José Roberto
    mestrando História social das relações políticas – UFES
    Vitória – ES

    • Anónimo diz:

      José Roberto:
      O livro esgotou-se há muitos anos.
      João Dias autorizou-me a publicar a edição
      que você conhece. Tenho notícias de que a
      Fonte Editorial está preparando uma nova
      edição. É uma questão de tempo, portanto.
      Na sua pesquisa você se lembrou de Jaime Wright?
      Abraços,
      Derval

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s