ADVENTO – UM NOVO RUMO PARA A VIDA DE FÉ


ADVENTO – UM NOVO RUMO PARA A VIDA DE FÉ

http://www.derv.wordpress.com

 

O que importa não é o tempo litúrgico em si, mas o Advento mesmo, a “Chegada” – que é o significado de “noch nicht Sein”, de que fala Ernst Bloch, “não ser ainda, mas tratando de chegar a ser”. Gerard Ebelling também dizia que “o mais real do real, não é a realidade mesma, mas as possibilidades de uma nova realidade”. Bloch construiu seu poderoso edifício filosófico sobre a base da “utopia” e da “esperança”. Apresentou  belas páginas sobre a grandeza heróica de Thomaz Münzer, mártir protestante radical na Reforma, como luta por transformações sociais. Jürgen Moltmann, teólogo extremamente importante que recentemente nos visitou, admira Bloch. Lutero insistia nos dois reinos. Um reino espiritual e um secular, temporal, reino do príncipe e do imperador. O primeiro à direita, o segundo à esquerda de Deus! Um celeste, outro terreal. Münzer, contrariando-o, afirmava o único Reino aceitável pelo cristão. Concretamente. E morreu no massacre dos camponeses “sem-terras” na Alemanha de Lutero.

 

Estamos imersos numa sociedade pragmática, de resultados imediatos, onde nos movimentamos descuidadamente em todos os tipos de relações. Há esperança? Somos açoitados com chicotes de veludo para consumirmos valores de um certo tipo de sucesso, riqueza ou prosperidade, estímulo cultural de prestígio e visibilidade. Guiados pelo individualismo. Pode, isto, desviar o cristão das relações verdadeiras com Deus, no sentido do caminho que é proposto para cada um a partir do Batismo? Talvez estejamos equivocados, talvez não… Porém, quando sentimos que o problema de muitos cristãos se apresenta na falta de sensibilidade para com os compromissos da fé cristã, estamos certos? Quando fizemos profissão de fé, e declaramos adesão à causa do Cristo de Deus, mas tomamos outro rumo? Quando relegamos as implicações profundas das denúncias evangélicas, da indignação com a injustiça, terão sido esquecidas as exigências da conversão? Observemos o Advento. É preciso compreendê-lo.

 

O credo fundante da fé de Israel, no qual se confessa Yahweh como Deus de Israel, evocava uma “Aliança” de Deus com um grupo que nada representava na história da humanidade. Trata-se de uma aliança protetora e salvadora que ignorava as grandes forças, grandes povos, culturas políticas expressivas do mundo de então. O cuidado de Deus, refletindo o interesse de empoderar o fraco para resistir a toda forma de opressão está no estilo profético de Isaías, o Segundo. Faz as coisas retornarem ao seu lugar propondo uma nova utopia (lugar-ainda-não…), uma esperança nova, na qual o passado, na libertação do Egito, evocava o contrato renovado, a Aliança, como forma de amor de Yahweh a seu povo.  Na Bíblia, a Nova Aliança completa-se com Jesus, o Cristo de Deus. Com o retorno do desterro, a voz de Deus se ouve novamente, o futuro está aberto… mais que isso, está disponível para os atos libertadores que Yahweh apresenta diante das dúvidas, dos medos, dos murmúrios opressores espalhados pelos “adaptados”, conformados com a injustiça, as desigualdades e as opressões: “Onde Deus está”?

 

A conversão cristã é ressaltada, aqui. A “terra prometida vem”, o Senhor vem!, seguramente. Mas é preciso caminhar, antes de tudo, clamar, protestar, denunciar as opressões, mesmo que estejamos no deserto, “famintos de justiça” e “sedentos da água da Vida”. A conversão (metanóia, mudança de rumo) é necessária, para que se veja o novo que chega. O renovo da fé bíblica no Deus de Israel. Por isso, chama-se o povo cristão para caminhar na direção de uma nova libertação, um êxodo novo, tão prodigioso como o primeiro.  É preciso começar um novo caminhar no Caminho do Senhor (derek yahweh). Tê-lo como um marco de uma nova libertação, um Advento, é tudo de que precisamos neste momento de perplexidade.

 

Sobre Derval Dasilio

professor teólogo filósofo
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a ADVENTO – UM NOVO RUMO PARA A VIDA DE FÉ

  1. Igor Pires do Nascimento diz:

    Quando o anjo Gabriel anunciou a Maria o plano de Deus para que fosse a mãe do Messias ela sentiu medo, sentiu-se incapaz, contudo, dispôs-se como serva e recebeu em seu ventre o Verbo. Foi movida por esperança que ela assim agiu, afinal traria ao mundo seu próprio libertador e de seu povo. Assim, a bem-aventurada Maria nos sinaliza o elevado modo como podemos vivenciar o Advento, acolhendo Jesus em nós como o fundamento de toda a esperança contra as tragédias que tem assolado nosso país, e a crise econômica que tem alertado o mundo. Quando acolhemos Jesus Ele não cresce somente de modo abstrato e pessoal em nosso espírito, nossa mente e coração, Ele aparece em nosso corpo, ou seja, Ele revela-se ao mundo através de nossos gestos, conduta, testemunho. Com a ajuda do Espírito de Jesus podemos ser um símbolo do Advento ao encarnarmos o modo de viver e os ensinamentos do Deus-menino, que traz esperança a todos nós.

    REAÇÃO DO AUTOR
    Obrigado, Igor. Seus comentários ajudam-me a entender mais meus próprios escritos.
    São exatos, como eu mesmo gostaria de expor a teologia que procuro divulgar. Um movimento
    herético dos primeiros séculos, o “Adocionismo” , reflete exatamente o gosto religioso por um
    Cristo “sem carne”, sem ossos, sem vida, como um “espírito” etéreo, vivente no mundo abstrato
    de uma fé sem gosto, sem toque, sem cheiro de gente. Agradeço-lhe porque interpreta o Reino
    de Deus como uma realidade de justiça e paz no mundo. Jesus disse: Eu vos dou a Paz, mas não como a paz deste mundo. Paz como sinônimo de quietismo, de indiferença, de descompromisso.
    Bem-vindo ao mundo profético da Palavra de Deus.
    Derval

  2. Derval Dasilio diz:

    A REVISTA ULTIMATO ON-LINE
    TEM PUBLICADO ESTE E OUTROS ARTIGOS MEUS.
    SE VOCÊ GOSTA, LEIA:

    http://www.ultimato.com.br/?pg=show_conteudo&util=1&categoria=3&registro=892.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s